topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » À MEMÓRIA DO SR. JAIMINHO

 

À MEMÓRIA DO SR. JAIMINHO

 

Durante o verão de 1982, depois de reunidos vários consensos, à terceira Assembleia Geral foi eleita uma direcção para o Vitoria Futebol Clube, presidida por mim e que contava entre outros com o excelente e leal colaborador, como Vice-presidente, o Sr. Jaime António Garcia Goulart, a que se juntava o Manuel Ilídio, o Sr. Ilídio Santos, o Carlos Simas, o Manuel Fontes Silva (Ruaz) e ainda um vasto grupo de voluntários entusiastas, de que me recordo o Edalberto, o Bertino, o Mariano (falecido), o Manuel Bajinha, o Jorge Caldeira, meu irmão António Manuel, na presidência da Assembleia Geral e que me perdoem os outros que possa estar a esquecer... Iniciámos então a inscrição da equipa sénior de futebol do Vitória, nas provas oficiais da Associação de Futebol da Horta, que na altura havia criado a Zona Pico, presidida por outro saudoso amigo o Sr. João Quaresma.

Direcção do Vitória Futebol Clube – Vila de São Roque do Pico – Junho de (1985) Fernando Amaral (treinador) Carlos Simas, Rui Pedro Ávila, Manuel Ilídio, Jaime Goulart e Ilídio Santos

A partir das obsoletas e modestas condições existentes, à altura, no campo de futebol do Vitoria e recebendo uma equipa de futebol, que na ultima década havia participado intermitentemente nas provas do INATEL, durante os três anos seguintes criámos condições para a existência de uma equipa sénior e outra de juniores, com balneários estruturados com canalização de agua quente, arrecadação, a construção das bancadas, as mesmas que ainda lá existem e em tudo isso imperou sempre o dinamismo do Sr. Jaiminho, na orientação das obras e negociação de muitas dessas realizações, disponibilizando também uma sala do seu complexo comercial para as reuniões da direcção, enquanto não nos foi cedido o espaço do antigo Registo Civil no Convento de S. Pedro de Alcântara e manifestando-me sempre uma extrema lealdade, o que hoje, por tudo o que vamos observando por aí, vai sendo raro...

VITÓRIA F. C. – 1984
Em pé: Ilídio S. Santos (direcção); Manuel Ilídio S. Aguiar (Tesoureiro) Rui Pedro Ávila (Presidente) Ricardo Bett., Fernando Medeiros, Luís Dias, Arlindo Carapinha, Rui Gomes, Rui Vidal, Carlos Simas (direcção) e Fernando Medeiros Amaral (Treinador) 2º plano – Luís Arisco, Manuel Joaquim, Tony, António Gomes, Francisco Brandão Medeiros, António M. Garcia Medeiros

Na passada terça-feira de manhã, 30 de Março, recebi a triste notícia: havia falecido o Sr. Jaiminho. Mais um amigo que desaparece…

O Sr. Jaiminho, nascido na vila das Lajes, onde seu pai prestava serviço, cedo perdeu o pai, e juntamente com sua mãe e sua esposa Dª. Fátima Terra Goulart, na década de sessenta, lançaram-se na vida comercial com a abertura de uma loja de fazendas, mais tarde pronto-a-vestir, tendo vindo a alargar a sua dinâmica actividade a outras áreas de negócio, com a construção dum modelar edifício para comercio e snack-bar, no que foi conhecido durante mais de três décadas como as “Organizações Jaiminho”, no Cais do Pico, da vila de São Roque. Além de empresários arrojados, este casal foi sempre generoso no apoio a todas as organizações sócio-culturais e religiosas da vila de São Roque, que só o recato me inibe de aqui as relatar.

Recebeu sempre do tio materno, o saudoso e nobilíssimo Ouvidor das Velas – S. Jorge e distinto Lajense, Reverendo Padre José Garcia Pedro, um apoio incondicional e inestimável e, por isso, lhe devotou até ao fim da vida uma profunda gratidão e respeito que eu bem testemunhei…

O Sr. Jaiminho após o falecimento precoce da sua esposa, já há anos que se encontrava afastado da vida comercial activa e foi sofrendo de inúmeras doenças e padecimentos até à passada terça-feira…

A vida mudou muito, é verdade, mas quando se quiser fazer a história comercial e empresarial do município de São Roque e da ilha do Pico, principalmente no último quartel do século XX, as “Organizações Jaiminho” merecerão justamente um lugar de relevo, pelo dinamismo e inovação que então imprimiram à vida comercial picoense.
A toda a família enlutada em especial aos filhos Paulo Jaime e Isabel manifesto as minhas sentidas condolências…

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007